sábado, 24 de março de 2012

Biologia


Biologia

            Biologia é a ciencia que estuda os seres vivos (do grego bio = vida e logia = estudo, logo biologia é o estudo da vida). Estuda o funcionamento dos organismos desde o nível molecular subcelular até o nível populacional e interacional. A biologia divide-se em diversas áreas, dentre elas:           
  •   Ecologia:

           A ecologia é a ciência que estuda as interações entre os seres vivos e seus ambientes,  ou seja, é o estudo da distribuição e  abundancia dos seres vivos e das interações que determinam sua distribuição no espaço. A palavra Ecologia vem do grego (eco = casa e logia = estudo, logo biologia é o estudo da casa, do lugar onde se vive). A ecologia pode ser dividida em: Autoecologia, Sinecologia e Democologia, mas muitos outros ramos tem surgido utilizando novas áreas do conhecimento, como por exemplo: Biologia da Conservação, Ecologia da Restauração, Ecologia teórica entre muitas outras.
            A hora do planeta é um projeto ecologico que já ocorre a mais de cinco anos, onde o mundo inteiro apaga todas as luzes por volta de uma hora para mostrar que importa-se com o planeta. Esse ano a Hora do Planeta ocorrerá no dia 31 de março, das 20h30 às 21h30.

  •   Etologia:

         A etologia é a ciência que estuda o comportamente animal, (do grego eto = ser, personalidade e logia = estudo,ou seja, é o estudo da personalidade). Sob influencia da Teoria da Evolução, tem como uma de suas preocupações básicas a evolução do comportamento dos seres vivos através do processo de seleçao natural.
            Ao observarmos um cachorro, por exemplo, vemos que ele é extremamente carinhoso com os donos, mas isso pode variar de raça para raça, pois algumas raças são agressivas e outras são bem calmas e se dão bem com qualquer pessoa.

  •  Zoologia:

         A zoologia é a ciência que estuda os animais, (originada do grego zoo = animal e logia = estudo, então, zoologia é o estudo dos animais). O reino animal é subdividido nos seguintes filos: Porífera, Cnidários, Platelmintos, Nematelmintos, Anelídeos, Moluscos, Artrópodes, Equinodermos e Cordados. Conrados são animais que possuem corda dorsal, como por exemplo os peixes, répteis, anfíbios, aves e mamíferos. O Brasil possui grande parte da Floresta Amazônica, onde concentram-se muitas espécies animais, algumas delas já sofrem risco de extinção e podem ser extintas a qualquer momento assim como muitas que já foram.


  •  Biologia Celular: 
           A biologia celular, conhecida também como citologia, é a área da biologia que estuda as células, sua formação estrutural no ser vivo, suas funções e sua importância. Célula é a menor unidade encontrada em um indivíduo, e os seres podem variar de unicelulares a multicelulares. Todos os seres vivos são formados por células, exceto os vírus que são parasitas intracelulares obrigatórios, ou seja, não conseguem manter a vida sozinhos, portanto unem-se às células. O hemograma é um exame muito conhecido, que nos traz muitas informações sobre as céulas presentes no nosso sangue.
  •   Entomologia:
        A entomologia estuda os insetos e todos seus aspectos e relações com o homem, os animais, as plantas e o meio-ambiente, (proveniente do grego, entomo (entomon) = inseto e logia = estudo, ou seja, estudo dos insetos). Entomon é derivado do radical entomos, que significa cortado, dividido. A maioria dos insetos tem o corpo dividido em numerosos anéis ou segmentos. Alguns Entomologistas costumam especializar-se numa ordem de insetos, podem ser elas: Apiologia e Melitologia (abelhas); Coleopterologia (escaravelhos e besouros); Lepidopterologia (borboletas e mariposas); Mirmecologia (formigas), entre muitas outras. Os insetos são muito fáceis de serem encontrados no dia-a-dia, por exemplo: moscas, mosquitos e pernilongos invadem nossas casas no verão e as formigas estão sempre presentes quando o assunto é doce.


         Com isso, concluo que a biologia é realmente muito importante no nosso cotidiano. Com ela o homem passa a entender melhor os animais, as plantas e o ambiente onde vive, fazendo com que pense bastante antes de prejudicar o meio-ambiente, a fauna e a flora e assim, contribuir para termos um planeta melhor.