sábado, 24 de março de 2012

Biologia


Biologia

            Biologia é a ciencia que estuda os seres vivos (do grego bio = vida e logia = estudo, logo biologia é o estudo da vida). Estuda o funcionamento dos organismos desde o nível molecular subcelular até o nível populacional e interacional. A biologia divide-se em diversas áreas, dentre elas:           
  •   Ecologia:

           A ecologia é a ciência que estuda as interações entre os seres vivos e seus ambientes,  ou seja, é o estudo da distribuição e  abundancia dos seres vivos e das interações que determinam sua distribuição no espaço. A palavra Ecologia vem do grego (eco = casa e logia = estudo, logo biologia é o estudo da casa, do lugar onde se vive). A ecologia pode ser dividida em: Autoecologia, Sinecologia e Democologia, mas muitos outros ramos tem surgido utilizando novas áreas do conhecimento, como por exemplo: Biologia da Conservação, Ecologia da Restauração, Ecologia teórica entre muitas outras.
            A hora do planeta é um projeto ecologico que já ocorre a mais de cinco anos, onde o mundo inteiro apaga todas as luzes por volta de uma hora para mostrar que importa-se com o planeta. Esse ano a Hora do Planeta ocorrerá no dia 31 de março, das 20h30 às 21h30.

  •   Etologia:

         A etologia é a ciência que estuda o comportamente animal, (do grego eto = ser, personalidade e logia = estudo,ou seja, é o estudo da personalidade). Sob influencia da Teoria da Evolução, tem como uma de suas preocupações básicas a evolução do comportamento dos seres vivos através do processo de seleçao natural.
            Ao observarmos um cachorro, por exemplo, vemos que ele é extremamente carinhoso com os donos, mas isso pode variar de raça para raça, pois algumas raças são agressivas e outras são bem calmas e se dão bem com qualquer pessoa.

  •  Zoologia:

         A zoologia é a ciência que estuda os animais, (originada do grego zoo = animal e logia = estudo, então, zoologia é o estudo dos animais). O reino animal é subdividido nos seguintes filos: Porífera, Cnidários, Platelmintos, Nematelmintos, Anelídeos, Moluscos, Artrópodes, Equinodermos e Cordados. Conrados são animais que possuem corda dorsal, como por exemplo os peixes, répteis, anfíbios, aves e mamíferos. O Brasil possui grande parte da Floresta Amazônica, onde concentram-se muitas espécies animais, algumas delas já sofrem risco de extinção e podem ser extintas a qualquer momento assim como muitas que já foram.


  •  Biologia Celular: 
           A biologia celular, conhecida também como citologia, é a área da biologia que estuda as células, sua formação estrutural no ser vivo, suas funções e sua importância. Célula é a menor unidade encontrada em um indivíduo, e os seres podem variar de unicelulares a multicelulares. Todos os seres vivos são formados por células, exceto os vírus que são parasitas intracelulares obrigatórios, ou seja, não conseguem manter a vida sozinhos, portanto unem-se às células. O hemograma é um exame muito conhecido, que nos traz muitas informações sobre as céulas presentes no nosso sangue.
  •   Entomologia:
        A entomologia estuda os insetos e todos seus aspectos e relações com o homem, os animais, as plantas e o meio-ambiente, (proveniente do grego, entomo (entomon) = inseto e logia = estudo, ou seja, estudo dos insetos). Entomon é derivado do radical entomos, que significa cortado, dividido. A maioria dos insetos tem o corpo dividido em numerosos anéis ou segmentos. Alguns Entomologistas costumam especializar-se numa ordem de insetos, podem ser elas: Apiologia e Melitologia (abelhas); Coleopterologia (escaravelhos e besouros); Lepidopterologia (borboletas e mariposas); Mirmecologia (formigas), entre muitas outras. Os insetos são muito fáceis de serem encontrados no dia-a-dia, por exemplo: moscas, mosquitos e pernilongos invadem nossas casas no verão e as formigas estão sempre presentes quando o assunto é doce.


         Com isso, concluo que a biologia é realmente muito importante no nosso cotidiano. Com ela o homem passa a entender melhor os animais, as plantas e o ambiente onde vive, fazendo com que pense bastante antes de prejudicar o meio-ambiente, a fauna e a flora e assim, contribuir para termos um planeta melhor. 

7 comentários:

  1. Teu texto está bem objetivo, gostei muito. Foi o primeiro blog que eu vi que fala de Entomologia, muito interessante o estudo de insetos, achei muito legal também o exemplo que tu deu, realmente moscas, mosquitos e pernilongos invadem nossas casas no verão e as formigas atacam quando enxergam doce. Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Gabrielli gostei do teu blog pois explica muito bem, com objetivo e clareza, as determinadas áreas da biologia e tambem aprendi sobre o hemograma que é um exame que traz informações sobre as células no nosso sangue.

    ResponderExcluir
  3. Teu texto está muito bem elaborado. Tua conclusão esta bem explicada. O exemplo Etologia está super claro e fácil de entender.

    ResponderExcluir
  4. Gabrielli, seu trabalho ficou muito bom,explicado e objetivo. Gostei muito de como você explicou as 5 áreas da biologia e os exemplos. Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  5. Gabrielli, gostei muito do teu texto. Dos blogs que visitei o seu foi o unico que abordou sobre "Entologia". Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Teu trabalho ficou muito bom! Tu escolheu muito bem as áreas e soube falar muito bem sobre. Foi muito bom ler sobre biologia celular, que eu também usei no meu post!

    ResponderExcluir
  7. Gabrielli, assim como eu vi em outros trabalhos, de outros colegas,o seu texto esta resumido e abordando bem o conteúdo, foi um trabalho bem objetivo e que explicou bem os temas escolhidos. Parabéns pelo trabalho!!!

    ResponderExcluir